Olá! Clique abaixo e converse conosco pelo WhatsApp

Dia Internacional das Mulheres na Engenharia: 23 de Junho

23/06/2021

Dia Internacional das Mulheres na Engenharia: 23 de Junho

Dia Internacional das Mulheres na Engenharia: 23 de Junho

A história das mulheres na engenharia, e no mercado de trabalho em geral, é marcada por inúmeros desafios e conquistas.

Durante décadas, a mulher desempenhou apenas o papel de mãe e dona de casa, sendo desvalorizada no âmbito profissional.

No entanto, com o passar dos anos, elas foram ganhando espaço e se destacando em diversos setores, dentre eles a engenharia.

Sabendo disso, o dia 23 de junho atualmente é marcado como o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. E é sobre essa data especial que vamos falar hoje!

Veja como surgiu essa comemoração e exemplos de mulheres que mudaram o setor.

Você também pode se interessar: Inteligência artificial na construção civil: Como a tecnologia está facilitando os processos no setor?

Boa leitura!

 

Como surgiu o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia?

 

Dia Internacional das Mulheres na Engenharia foi organizado pela Women 's Engineering Society (WES), ou Sociedade das Mulheres Engenheiras.

O objetivo por trás dessa data é encorajar todas as mulheres que desejam atuar no campo de engenharia e aumentar a inclusão no mercado.

Bem como, o Dia das Mulheres na Engenharia é uma forma de protesto contra a discriminação de gênero, demonstrando que mulheres podem exercer a função com maestria.

O dia 23 de junho já é apoiado e reconhecido pela UNESCO, sendo uma data muito importante em países como Canadá, Nova Zelândia, Ruanda, Panamá, entre outros.

 

Qual a importância do dia das mulheres na engenharia?

 

Com o passar dos anos, o número de mulheres na engenharia aumentou consideravelmente, mostrando que trabalhos braçais e outras tarefas normalmente exercidas por homens já não são mais exclusivas.

Em pleno século 21, muitos paradigmas ainda precisam ser quebrados, mas o avanço no mercado está sendo cada vez mais inclusivo.

Por isso, datas como essa fazem com que as mulheres na engenharia, e de outros setores, sejam respeitadas e reconhecidas profissionalmente. 

 

Mulheres que fizeram história na área de engenharia

 

Para celebrar o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, listamos algumas personalidades femininas muito importantes no setor. Confira agora 4 mulheres que marcaram a história da engenharia e abriram portas para as outras gerações:

 

Emily Warren

 

Apesar de não ter se formado em engenharia, Emily desempenhou um papel fundamental na construção da famosa Ponte do Brooklyn, em Nova York.

Seu marido era engenheiro-chefe da obra, e, quando faleceu, ela ficou responsável por ocupar o cargo e supervisionar a construção.

Sua determinação e resiliência foi um divisor de águas na luta das mulheres.

 

Veridiana Victoria Rossetti

 

No Brasil, também tivemos um grande marco na história das mulheres na engenharia. Veridiana foi a primeira mulher a se graduar em engenharia agrônoma em São Paulo.

Além de trabalhar durante um longo período no Instituto Biológico, ela atuou na Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, sendo responsável por descobrir a bactéria da laranja, a CVC.

 

Enedina Alves

 

Ao longo de sua trajetória, Enedina Alves foi um símbolo de resistência e representatividade para todas as mulheres, não somente na engenharia, mas em todos os segmentos.

Enfrentou preconceitos por ser a primeira mulher negra a se formar em engenharia civil no Paraná, contudo, não desistiu e participou da construção da maior hidrelétrica subterrânea do sul do país, a Usina Capivari-Cachoeira.

 

Alba Colon

 

Alba foi uma outra figura feminina que quebrou paradigmas e provou que mulheres também podem atuar no setor automobilístico.

Após concluir o curso de engenharia mecânica, Alba foi contratada pela GM (General Motors) e, atualmente, é engenheira-chefe da Chevy Racing, equipe da GM na NASCAR.

 

Conclusão

 

O Dia Internacional das Mulheres na Engenharia é celebrado no dia 23 de junho, sendo uma data muito especial que marca a luta pela igualdade das mulheres no segmento.

Se você é uma engenheira, ou conhece uma mulher que desempenha esse papel essencial para a sociedade, não deixe de enviar esse texto para ela.

 

Um feliz dia das mulheres na engenharia!

 

Leia também:

○ Seguro de obras: Entenda porque contratar esse serviço é crucial.
○ Maiores construtoras do Brasil: Como funciona o ranking da INTEC?
○ Conheça as 7 Maiores Obras de Engenharia Civil do Brasil!

Voltar