Olá! Clique abaixo e converse conosco pelo WhatsApp

Conheça as 7 Maiores Obras de Engenharia Civil do Brasil!

18/05/2020

Conheça as 7 Maiores Obras de Engenharia Civil do Brasil!

Conheça as 7 Maiores Obras de Engenharia Civil do Brasil!

Ao ouvir falar em obras de engenharia civil do Brasil, aposto que muitos pensam em construções atrasadas ou que apresentam inúmeras falhas. Contudo, algumas obras ganham destaque por serem reconhecidas internacionalmente, fazendo com que essa má reputação seja deixada de lado.

Acredite se quiser, mas o Brasil é responsável por 14 das 50 maiores obras de infraestrutura do mundo! Incrível não é mesmo? Se você ficou curioso, continue lendo para conferir quais são as maiores construções localizadas no Brasil.

 

Complexo Hidrelétrico de Itaipu

 

A usina de Itaipu, localizada no Rio Paraná, carrega os títulos de maior barragem do Brasil e segunda maior do mundo, perdendo apenas para a usina hidrelétrica de Três Gargantas na China.

Esse complexo hidrelétrico foi inaugurado em 1984 como um projeto do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Atualmente, a barragem consegue gerar até 14 mil megawatts por hora e possui aço suficiente para construir 380 Torres Eiffel em tamanho real.

Com um comprimento aproximado de 8 mil metros e 1.350 km² de área alagada, a usina hidrelétrica de Itaipu não é apenas considerada uma das maiores obras de engenharia civil do brasil, como também é a maior produtora de energia limpa do mundo.

 

Ponte Rio - Niterói

 

A maior ponte do Brasil, como também é conhecida, passa pela Baía de Guanabara conectando as cidades Rio de Janeiro e Niterói.

Além de sustentar um tráfego com mais de 150 mil veículos por dia, a ponte Rio-Niterói possui 13 km de extensão e é considerada a segunda maior ponte do mundo, perdendo somente para a ponte do lago Pontchartrain, nos EUA.

 

Edifício Mirante do Vale - São Paulo

 

O edifício Mirante do Vale, que fica localizado na cidade de São Paulo, costuma chamar a atenção de turistas e moradores por seus 170 metros de altura projetados pelo arquiteto Waldomiro Zarzur.

Além do design inovador, a estrutura possui 75.000 m² de área construída e 51 andares. Durante 50 anos o edifício Mirante do Vale manteve o recorde de maior prédio do Brasil, e ainda é considerado uma das maiores obras de engenharia civil do Brasil. 

 

Viaduto 13 - Rio Grande do Sul

 

O Viaduto 13, também conhecido como Viaduto do Exército, foi inaugurado em 1978 na Ferrovia do Trigo, trecho localizado entre os municípios de Vespasiano Corrêa e Muçum, no Rio Grande do Sul.

Com 143 metros de altura e 509 de extensão, o viaduto recebe este nome pois foi construído pelo 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro no início da década de 70, e atualmente é o viaduto mais alto a América Latina.

 

Edifício Millenium Palace

 

Mais um edifício da lista, e que também é considerado como uma das maiores obras de engenharia civil do Brasil, é o Millenium Palace.

Concluído em 2014 na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, este edifício possui 177 metros de altura, ocupando o posto de prédio mais alto do país.

Com 46 andares e uma área de 23.774 m², o Millenium é muito apreciado por seu design luxuoso e clássico, além da localização de frente para a praia que atrai visitantes todos os dias.

 

Cidade Administrativa de Minas Gerais

 

A sede do Governo de Minas Gerais também está na lista de projetos inovadores desenvolvidos por Oscar Niemeyer.

Além de abrigar refeitórios, centros de convivência e auditórios, a cidade administrativa é composta por secretarias de estado e prestadoras de serviço.

Mas não se engane, esta obra não é apenas deslumbrante, como também é a única sede administrativa sustentável do Brasil.A economia de água e energia foi levada muito a sério durante a execução da obra, sem contar na preservação das áreas verdes ao redor da construção.

 

Usina Hidrelétrica de Belo Monte

 

Por fim, o último item da nossa lista de maiores obras de engenharia civil do Brasil é a Usina de Belo Monte, localizada no norte do Pará.

A estrutura ocupa uma área de 478 km² e sua produção de energia máxima é de 11.233 megawatts, no entanto, esse valor pode mudar conforme as oscilações do nível das águas do Rio Xingu.

Além de gerar energia para aproximadamente 60 milhões de brasileiros em 17 estados, a Usina de Belo Monte é considerada a terceira maior usina hidrelétrica do mundo e uma construção de grande valor para o país.

 

Bônus - 3 Grandes Obras em Andamento

 

Falamos aqui das maiores obras de engenharia do Brasil atualmente, contudo, há diversas outras construções em andamento que se preparam para superar recordes nacionais e internacionais.

 

Edifício Yachthouse

 

O Edifício Yachthouse está sendo construído na cidade de Balneário Camboriú e promete ser o maior prédio da América Latina com 275 metros de altura e duas torres com 81 andares cada uma.

O prazo de conclusão do empreendimento está previsto para dezembro de 2020, mas pode sofrer atrasos na entrega em razão do período de pandemia pelo Coronavírus.

 

Torre Pontal

 

Não poderíamos deixar de fora um dos maiores empreendimentos do Rio Grande do Sul, que está sendo construído na cidade de Porto Alegre: o Pontal.

Com 84 metros de altura, 20 andares e mais de 25 mil m² de área bruta locável, o projeto contará com lojas, salas de cinema e até consultórios médicos. A previsão é de que o Pontal seja entregue no ano de 2022.

 

Conjunto Habitacional Vida Nova

 

Por fim, o Conjunto Habitacional Vida nova, que está sendo construído na cidade de Embu das Artes, em São Paulo, será o maior empreendimento habitacional da América Latina.

A C3 Equipamentos, líder nacional em vendas no Brasil, é fornecedora oficial de equipamentos para construção civil da Cooperativa Habitacional Vida Nova, que confia à C3 a compra de todos os equipamentos necessários para o projeto.

 

 

 

Obras de engenharia Civil verticais x horizontais

 

 

Ao longo do texto, mencionamos 10 tipos de obras de engenharia civil e, embora cada uma dessas construções tenha suas características próprias, há duas formas de segmentá-las.

Agora, você entenderá as diferenças entre obras verticais e horizontais, e como garantir a segurança durante a construção.

 

 

Obras verticais

 

As obras de engenharia civil verticais são estruturadas no formato de torre e possuem dois ou mais andares. Esses modelos de construção podem ser residenciais ou comerciais.

Por sua vez, as construções verticais são mais comuns em cidades de médio e grande porte, devido a grande área urbanizada.

 

Obras horizontais

 

Ao contrário das obras verticais, as  horizontais são estruturadas de forma plana, podendo ser casas, centros comerciais e até grandes construções, como pontes e barragens.

 

 

Como garantir a segurança no canteiro de obras

 

Independente de ser uma obra de grande ou pequeno porte, é fundamental garantir a integridade física dos trabalhadores durante o projeto.

Sendo assim, existem algumas diretrizes que devem ser seguidas para atender as construções que citamos anteriormente.

Além disso, os equipamentos utilizados no canteiro de obras precisam atender obrigatoriamente a todas as Normas Regulamentadoras. Dessa forma, a construtora estará garantindo a segurança da equipe e evitando futuros prejuízos.

 

 

Conheça as Normas Regulamentadoras para Construção Civil

 

Em grandes obras de engenharia civil, é necessário seguir algumas Normas. Ao todo, são 36 diretrizes que guiam e regem as construções no Brasil. Conheça agora as principais NRs da construção civil:

 

 

NR 6: Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

 

A Norma Regulamentadora n° 6 exige que as construtoras proporcionem EPIs a todos os trabalhadores. Essa Norma foi criada para evitar que ocorram acidentes durante a construção.

 

NR 8: Padrões de edificações

 

Essa NR estabelece algumas condições básicas para tornar a obra mais segura. Rampas, escadas e pisos, por exemplo, devem possuir materiais antiderrapantes.
No caso de obras verticais, todos os andares precisam conter equipamentos de proteção.

 

NR 18: Medidas de segurança

 

A NR 18 aborda questões específicas da construção civil, como demolições e escavações. O objetivo dessa Norma é estabelecer um processo de planejamento, organização e controle dos processos no canteiro de obras.

 

NR 35: Segurança em grandes alturas

 

Por fim, essa Norma abrange todas as atividades realizadas em grandes alturas. A NR 35 visa diminuir riscos de queda de equipamentos e impedir acidentes.

 

Conclusão

 

Podemos ver que, com o passar dos anos, diversos projetos têm contribuído positivamente com a indústria da construção civil, seja pelo turismo, sustentabilidade ou geração de empregos.

O crescimento do setor de obras traz benefícios não somente às construtoras, como, também, movimenta a economia e colabora com o desenvolvimento do Brasil. Por isso, é muito importante apoiar empresas nacionais do ramo.

Além disso, podemos observar a importância de garantir a segurança dos trabalhadores em grandes obras de engenharia civil,  por meio das Normas Regulamentadoras e equipamentos de qualidade.

A C3 Equipamentos é líder em vendas de equipamentos e com longa experiência no mercado.

Conte conosco para ser o seu braço direito na obra e proporcionar a segurança da sua equipe!

Voltar