Olá! Clique abaixo e converse conosco pelo WhatsApp

Inteligência artificial na construção civil: Como a tecnologia está facilitando os processos no setor?

07/04/2021

Inteligência artificial na construção civil: Como a tecnologia está facilitando os processos no setor?

Inteligência artificial na construção civil: Como a tecnologia está facilitando os processos no setor?

Engana-se quem pensa que a Inteligência Artificial na Construção Civil é utilizada através de robôs e grandes máquinas.

Na verdade, essa tecnologia pode ser encontrada em diversos processos nos canteiros de obra. Seja para analisar dados, monitorar a equipe ou até controlar os riscos.

O conceito de Inteligência Artificial saiu das telas de cinema e se ressignificou dentro de diversos segmentos, e no caso da engenharia civil não foi diferente.

Sabendo como a IA pode auxiliar o seu negócio, separamos um conteúdo completo para demonstrar as vantagens dessa tecnologia e suas aplicações na construção civil.

Boa leitura!

 

 

Afinal, o que é Inteligência Artificial realmente?

 

 

Muito se fala em Inteligência Artificial hoje em dia, mas você sabe realmente o que esse termo significa?

O conceito de Artificial Intelligence (IA) teve origem nos Estados Unidos, sendo definido como um ramo da ciência da computação que desenvolve máquinas inteligentes, capazes de executar tarefas que um ser humano realizaria.

Através das suas diversas abordagens, esse ramo tem ganhado cada vez mais destaque, não somente na área da computação, mas no setor da indústria e engenharia civil também.

De acordo com o artigo Computing Machinery and Intelligence (1950), redigido por Alan Turing, a Inteligência Artificial nada mais é que a tentativa de simular o raciocínio humano em máquinas.

Em síntese, o processo de desenvolver máquinas que se raciocinam como pessoas foi pensado para proporcionar mais agilidade e velocidade dentro das organizações, tirando os funcionários das áreas braçais.

No entanto, as máquinas evoluíram e passaram a tomar decisões lógicas.

Com isso, passaram a fazer com que os profissionais tivessem um "braço direito mecânico" para resolver problemas operacionais e superar desafios dentro das empresas.

 

Benefícios da Inteligência Artificial na construção civil

 


Como falamos anteriormente, a IA vem sendo cada vez mais utilizada para a resolução de problemas, todavia, ela não auxilia somente em momentos de crise.

A Inteligência Artificial na construção civil pode oferecer uma gestão preventiva de riscos, análise de dados para verificar o andamento da obra e, até mesmo, monitorar a equipe em tempo real.

Bem como, essa tecnologia pode ser compartilhada entre os colaboradores através de smartphones e tablets, para tornar o processo ainda mais assertivo.

Essas são apenas algumas vantagens que podem ser atribuídas ao uso da Inteligência Artificial na construção civil.

Vale ressaltar que tudo vai depender do seu orçamento e gastos durante a obra.

No entanto, investir em tecnologia nunca é uma má escolha, afinal, ela irá apontar todos os riscos do seu projeto e poderá auxiliar nas tomadas de decisões com inteligência.

Confira também: Construtechs: Saiba porque elas estão revolucionando o mercado

 

 

Aplicações da Inteligência Artificial na construção civil

 

 

Como você pôde ver, a IA oferece muitos benefícios no canteiro de obras, desde o início até o fim do projeto.

Sendo assim, mostraremos a seguir as aplicações práticas da Inteligência Artificial na construção civil.

Vamos lá!

 

Análise de Dados

 

 

Em uma construção civil, a produção de dados é constante, seja em virtude do armazenamento de materiais, contratação de mão de obra, equipamentos, entre outros fatores.

Informações como essas devem ser monitoradas e analisadas a todo momento, para prevenir a escassez de materiais e evitar prejuízos no futuro.

Logo, a Inteligência Artificial na construção civil pode entrar como uma aliada na hora de coletar e processar essas informações, demonstrando através de softwares quais são os ítens que devem ser observados de forma precisa.

Além do mais, essa tecnologia pode disponibilizar aos gestores uma resposta rápida de tudo que está acontecendo no canteiro de obras sem necessitar de visitas físicas.

 

 

Segurança no canteiro de obras

 

 

Uma outra aplicação prática da Inteligência Artificial na construção civil é o uso de robôs que monitoram a atividade no canteiro de obras.

Através do escaneamento feito por câmeras, é possível identificar o fluxo de trabalho e verificar a segurança do local, apresentando os fatores de risco caso trabalhadores não utilizem os equipamentos de proteção adequados ou se posicionem em uma área perigosa.

Logo, pode ser avaliado também o andamento da obra no dia a dia, assim é possível estabelecer o prazo mais cabível para a entrega do projeto.

 

 

Gestão de riscos

 

 

Por fim, a gestão de riscos consiste na análise e manutenção preventiva de equipamentos, com o objetivo de evitar problemas antes que eles aconteçam.

Essa tecnologia pode ser utilizada por meio de softwares e robôs que monitoram o andamento da obra e identificam possíveis riscos a serem levados em consideração.

Dessa forma, você sempre estará um passo à frente para lidar com dificuldades no canteiro de obras.

 

 

Conclusão

 

 

A IA é uma importante ferramenta nos dias atuais, principalmente para o ramo da engenharia civil.

Através dessa tecnologia é possível fazer uma gestão assertiva do projeto e monitorar o seu andamento.

Além disso, utilizar a Inteligência Artificial na construção civil evita prejuízos e garante a segurança dos trabalhadores.

Seja por meio de softwares simples ou robotização de canteiros, a tecnologia é uma grande aliada para que a obra funcione da melhor forma.

Saiba mais sobre a C3 Equipamentos. Confira nossa linha de produtos para construção civil e garanta mais produtividade na sua obra.

Voltar