Olá! Clique abaixo e converse conosco pelo WhatsApp

Maiores erros da construção civil: 6 erros que você deve evitar na construção

11/01/2021

Maiores erros da construção civil: 6 erros que você deve evitar na construção

Maiores erros da construção civil: 6 erros que você deve evitar na construção

Saber quais são os maiores erros da construção civil pode evitar diversos prejuízos e dores de cabeça no futuro. Entretanto, todos nós estamos suscetíveis ao erro e no setor da construção civil não é diferente.

Na verdade, o segmento de obras exige muitos cuidados e detalhes minuciosos, aumentando ainda mais a chance de erros acontecerem.

Leia também: People Analytics na construção: Como aplicar na sua empresa?

Por esse motivo, decidimos listar os 6 principais erros da construção para você evitar ao máximo durante a obra. Continue sua leitura para conferir!

 

 

6 Maiores erros da construção civil

 

 


Independente do seu projeto ser uma grande construção ou apenas uma reforma, o objetivo é sempre o mesmo: finalizar a obra com êxito.

No entanto, sabemos que ninguém está livre de cometer erros e, por isso, é necessário aumentar a atenção acerca de erros cometidos com frequência na construção.

Portanto, separamos os 6 maiores erros do setor para que você e a sua equipe não tenham prejuízos no futuro. Confira!

 

 

#1 Falta de planejamento

 

 

O planejamento é uma etapa imprescindível para o sucesso de qualquer obra, pois é através dessa etapa que são traçados o cronograma financeiro e o estudo de viabilidade da construção.

A ausência de um planejamento detalhado e bem feito pode gerar gastos extras no futuro e até atrasar o prazo de entrega do projeto.

 

 

#2 Não exigir EPIs

 

 

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) proporcionam segurança aos trabalhadores e devem ser utilizados como acessórios obrigatórios na construção civil.

Além do canteiro de obras oferecer riscos, os equipamentos de proteção fazem parte das Normas de Regulamentação para construção civil, isto é, caso um funcionário seja visto não utilizando os equipamentos, a construtora poderá levar multa.

Portanto, fique atento em relação aos EPIs e exija de seus colaboradores que usem esses equipamentos.

 

 

#3 Ausência de comunicação entre os envolvidos

 

 

A comunicação é um fator muito importante em qualquer ambiente de trabalho, principalmente quando falamos em construção civil.

No canteiro de obras, há um grande fluxo de pessoas e materiais, resultando em diversas atividades paralelas.

Portanto, manter a comunicação entre os profissionais e as equipes que operam na obra é indispensável para garantir o bom desempenho e produtividade.

Caso as informações não sejam repassadas da forma correta de uma equipe para a outra, o prazo de entrega pode atrasar e ocasionar prejuízos no futuro.

 

                

 

 

#4 Não investir em mão de obra qualificada

 

 

A escolha dos profissionais que irão integrar o time de obras deve ser feita com muita cautela, afinal, os trabalhadores serão responsáveis por tirar o projeto do papel e transformá-lo em realidade.

Sendo assim, a melhor alternativa para você não cometer um dos maiores erros da construção civil é investir em mão de obra qualificada, com conhecimento e habilidades técnicas para o trabalho.

 

 

#5 Ignorar as Normas Regulamentadoras

 

 

As Normas Regulamentadoras (NRs) da construção civil compõem uma série de diretrizes sobre a conservação da segurança e saúde dos trabalhadores.

Essas normas são regidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com objetivo de impedir acidentes no ambiente de trabalho.

Um grande erro cometido por companhias que atuam no setor de obras é ignorar essas NRs, pois, além da possibilidade de gastar com indenizações e tratamentos médicos, a empresa ainda pode tomar multas.

Leia também: Entenda a diferença entre NR e NBR e quais as principais normas para a construção

 

 

#6 Utilizar equipamentos de má qualidade

 

 

Por fim, um dos maiores erros da construção civil é dispensar equipamentos de qualidade visando diminuir gastos.

Embora haja uma enorme variedade de produtos no mercado, é essencial optar por aqueles que ofereçam segurança e rapidez para a sua obra.

Ao escolher produtos mais em conta, você corre o risco de ter prejuízos com acabamentos e até problemas com os próprios equipamentos.

Se você procura equipamentos para construção de qualidade para aumentar a produtividade e bom desempenho na obra, conheça a linha de produtos da C3 Equipamentos.

A C3 é líder em vendas de equipamentos no Brasil, oferecendo as melhores soluções para seus clientes.
Confie na marca que mais cresce no país, solicite um orçamento e tire todas as suas dúvidas com o nosso comercial.

Voltar