Olá! Clique abaixo e converse conosco pelo WhatsApp

Estudo de viabilidade econômica da obra: a garantia do retorno do seu investimento

09/06/2018

Estudo de viabilidade econômica da obra: a garantia do retorno do seu investimento

Estudo de viabilidade econômica da obra: a garantia do retorno do seu investimento

Quem trabalha com grandes projetos na construção civil sabe da importância de uma obra bem feita para ter-se bons rendimentos. O estudo de viabilidade econômica da obra é fundamental para que esse retorno seja dentro do esperado.

É através desse estudo que se determina o investimento necessário no empreendimento e se aprovisiona os lucros. Para fazê-lo, deve-se considerar os custos gerais, que são:

Aquisição do terreno;
Licenças para construção;
Custos de materiais;
Gasto com mão-de-obra;
Inflação.

O último item pode ter chamado atenção, no entanto, deve ser considerado principalmente em obras de longo prazo, pois os preços podem subir consideravelmente, o que pode gerar um rombo no orçamento.

A qualidade da mão-de-obra e dos produtos também é um item importante, pois eles garantem mais rendimento no processo de execução, além de um resultado final mais satisfatório para os investidores.

banner-c3

 

 

Não se esqueça de considerar os riscos

Deve-se também considerar os riscos envolvidos na hora de conceber o estudo de viabilidade econômica da obra, afinal, ninguém está livre de imprevistos e, tratando-se de construção civil, esses podem ser bem grandes. Alguns desses riscos são:

Atrasos nos pagamentos;
Possíveis problemas estruturais
Discrepâncias na energia produtiva
Acidentes e incidentes;
Gastos extras com falta de pessoal ou material.

Depois do estudo de viabilidade da obra definido e realizado, vem a hora do seu acompanhamento. Para que tudo fique sob controle, os responsáveis deverão acompanhar o cronograma da obra, a fim de assegurarem-se que tudo está ocorrendo dentro do planejado. É através do cronograma que percebem-se os atrasos na obra e os gastos extras necessários. Por esse motivo, também, deve-se deixar uma margem no estudo de viabilidade econômica da obra, para compensar os possíveis imprevistos e não deixar os investidores e acionistas com um gosto amargo na boca.

Confira aqui como realizar um cronograma de obra!


Para que tudo ocorra da maneira mais fluida possível, deve-se manter uma comunicação clara entre todos os envolvidos na obra. Desse jeito, podem-se prever problemas que possam ser facilmente contornados sem gerar prejuízos.

E já sabe, para garantir que a sua obra seja executada com qualidade e rapidez, não esqueça dos produtos da C3 Equipamentos, que oferecem a segurança e a confiança que você e sua obra precisam!

Voltar