Olá! Clique abaixo e converse conosco pelo WhatsApp

Entenda qual a importância da mão de obra qualificada na construção

12/03/2021

Entenda qual a importância da mão de obra qualificada na construção

Entenda qual a importância da mão de obra qualificada na construção

Ter uma mão de obra qualificada na construção, isto é, uma equipe de trabalhadores especializados, pode ser um fator decisivo para o andamento do projeto.

Isso porque, ao contratar profissionais capacitados, você estará garantindo mais produtividade e um melhor desempenho na obra.

Além disso, possuir uma capacitação e experiências anteriores demonstra que o trabalhador tem conhecimento sobre os processos no canteiro de obras e se interessa pela área de fato.

Leia também: Seguro de obras: Entenda porque contratar esse serviço é crucial

A seguir, vamos abordar a importância da qualificação na construção civil e os principais problemas que podem ser causados com a falta dela.

Pegue o seu café ou água e acomode-se para conferir o conteúdo que preparamos.

 

Boa leitura!

 

 

Importância da mão de obra qualificada

 

Investir em capacitação, seja através de cursos técnicos ou até buscar conhecimentos de forma autônoma, é muito importante para estar inserido no mercado de trabalho e executar a função da melhor forma.

Na construção civil, independente do cargo, a qualificação de funcionários é extremamente importante para que o projeto seja bem executado.

Desde a preparação de materiais, até a utilização de equipamentos, ter uma mão de obra qualificada irá tornar a construção mais produtiva e melhorar o desempenho.

Sem contar que, apesar de ser mais custoso para a empresa, capacitar os profissionais após a contratação também é uma alternativa viável, pois, assim, você terá um time alinhado com as expectativas da empresa.

Além do mais, contratar mão de obra especializada evita multas e prejuízos no futuro, devido ao conhecimento dos funcionários nas normas da construção.

 

 

Como a falta de mão de obra qualificada pode gerar problemas

 

 

A falta de capacitação pode ser um grande inimigo na hora de executar um projeto, visto que os trabalhadores não estarão completamente aptos a desempenhar suas funções.

Sabendo disso, listamos os 3 principais problemas causados pela falta de mão de obra qualificada.
Confira!

 

 

Riscos à integridade física da equipe

 

 

A construção civil é um dos setores que mais oferecem riscos aos funcionários, apresentando um elevado índice de acidentes por ano.

Logo, esses dados altíssimos estão relacionados diretamente com a falta de capacitação da mão de obra, pois os trabalhadores não conhecem muito bem as ferramentas ou não usam os equipamentos de proteção adequadamente.

                            

 

 

Retrabalhos

 

 

Um outro problema causado pela falta de mão de obra qualificada é, sem dúvidas, o retrabalho durante o projeto.

Profissionais que não possuem habilidades e conhecimentos das ferramentas estão sujeitos a cometer erros.

Isso resulta no desperdício de materiais e outros prejuízos envolvendo a obra.

 

 

Prazos ultrapassados

 

 

Por fim, saber manusear equipamentos de construção civil não é uma tarefa fácil. Portanto, aprender como as coisas funcionam dentro de uma obra pode demandar tempo.

Sendo assim, pode acontecer do prazo do projeto ser extrapolado, causando prejuízos para a empresa.

 

Conclusão

 

A mão de obra qualificada é muito importante para garantir o sucesso de qualquer construção civil.

Por isso, pode ser uma alternativa viável oferecer capacitação e cursos para seus funcionários. Assim, as chances do projeto correr bem serão maiores.

Além do mais, não basta somente qualificar seus colaboradores, mas proporcionar equipamentos que sejam seguros e deem mais agilidade para equipe é indispensável.

Conheça os produtos da C3 Equipamentos e tenha o que há de melhor na sua obra! Acesse aqui.

 

Você também pode se interessar:

Voltar