Olá! Clique abaixo e converse conosco pelo WhatsApp

Taxa Selic 2021 e os impactos no setor da construção

08/02/2021

Taxa Selic 2021 e os impactos no setor da construção

Taxa Selic 2021 e os impactos no setor da construção

No dia 20 de janeiro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reuniu para realizar o primeiro balanço do ano, mantendo a taxa Selic 2021 em 2%.

Em janeiro de 2020, no ano anterior, a Selic estava em 4,50%, e desde agosto a taxa permanece 2%.

Essa foi a quarta vez consecutiva em que a taxa de juros da economia foi mantida no menor índice desde o ano de 1999, quando o Brasil incorporou um sistema de metas para inflação.

Leia também: Mercado da construção: Confira como está a situação do mercado

Neste artigo, vamos explicar o que é a taxa Selic e qual o seu impacto no mercado da construção. Continue lendo para entender tudo sobre o assunto!

 

O que é a Taxa Selic?

 

O Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) é utilizado para controlar a compra, venda e emissão de títulos, podendo impactar diretamente a economia.

Além disso,  todos os bancos do país usam como referência a taxa de juros Selic para realizar cobranças.

A taxa é aplicada nos empréstimos e transações entre bancos, feitas em títulos públicos federais.

De forma resumida, quando a taxa Selic aumenta, não há muito estímulo ao consumo. Nessa situação, é mais vantajoso investir do que gastar.

O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne a cada 45 dias para realizar a manutenção da taxa de acordo com o contexto do país.

No dia 20 de janeiro, a taxa Selic 2021 foi mantida em 2% ao ano, conforme os meses anteriores de 2020.

 

 

Taxa Selic 2021: Como irá afetar o setor de imóveis?

 

Com a diminuição da taxa de juros, as pessoas tendem a consumir mais, o que contribui para a movimentação da economia e, consequentemente, os financiamentos de imóveis.

Quando a taxa Selic se mantém baixa, como agora, esse é o momento ideal para adquirir um imóvel através do financiamento.

Isso porque, as construtoras investem em novas obras e os bancos ficam mais propensos a realizar empréstimos e facilitar o crédito imobiliário.

 

 

Impactos da taxa Selic 2021 na construção

 

Como falamos anteriormente, junto com a diminuição da taxa Selic 2021, as construtoras tendem a gerar novos imóveis, o que movimenta todo o segmento de equipamentos para construção, financiamento de imóveis e, é claro, abre novas oportunidades de emprego.

Toda essa movimentação aquece o mercado econômico e proporciona estimativas positivas para os empresários e colaboradores que trabalham no setor da construção.

Para o ano de 2021, os juros baixos e os estoques reduzidos reforçam as suposições de que as atividades no setor serão positivas.

De acordo com a economista do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, o início do processo de vacinação da população, mesmo que ainda de forma lenta, renova as esperanças e fortalece as expectativas positivas para 2021.

No entanto, é preciso considerar que, sem um avanço nas reformas administrativa e tributária, o Brasil não conseguirá consolidar um processo de desenvolvimento sustentado.

Ainda assim, com essa nova perspectiva proporcionada pela diminuição na taxa de juros, o mercado se encontra mais positivo, principalmente na construção civil e no setor imobiliário.

Leia também:

Voltar