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Marketing para engenheiros: Saiba como atrair mais clientes para o seu negócio

12/07/2021

Marketing para engenheiros: Saiba como atrair mais clientes para o seu negócio

Marketing para engenheiros: Saiba como atrair mais clientes para o seu negócio

Independente da área que você atua na engenharia, o marketing digital para engenheiros é muito importante para atrair mais clientes e expandir a visibilidade do seu negócio.
 

Visto que, com os crescentes avanços tecnológicos, o meio virtual se tornou indispensável no dia a dia das pessoas, fazendo com que diversas empresas conquistassem seu espaço no meio offline e, é claro, online.
 

No entanto, não basta apenas se jogar no meio digital e esperar que o seu negócio tenha sucesso.
 

É preciso investir em estratégias assertivas e divulgar seus serviços da forma certa. Sabendo disso, neste artigo vamos explicar o que é, qual a importância e 5 dicas de marketing digital para engenheiros. Contamos com a ajuda da Agência Gesto para proporcionar as melhores dicas sobre marketing.

Seja bem-vindo ao nosso blog e boa leitura!

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O que é marketing digital?

 

Originalmente, o marketing surgiu como uma variação da palavra mercatus, vinda do latim. Logo, no idioma inglês a palavra market (mercado) foi adaptada para o termo que conhecemos hoje.
 

Em resumo, o marketing significa "vender", ou, ainda, "negociar". Ele se tornou conhecido após a Segunda Guerra Mundial, devido a expansão do capitalismo e a necessidade de ampliar ainda mais o público consumidor.
 

Assim, com o surgimento da tecnologia, o digital foi acrescentado à palavra para dar enfoque às estratégias usadas no meio virtual. Mas, apesar do termo marketing digital ser bastante popular hoje em dia, o seu conceito não é tão simples quanto parece.
 

Existem incontáveis técnicas e ferramentas que podem ser inseridas no marketing digital.
Dentre elas, podemos citar a automação de marketing, textos para blog, redes sociais, e-mails marketing e muitas outras. 
Todas elas compõem estratégias e podem trazer muitos benefícios, se bem pensadas, é claro.

 

Fonte: RAEng_Publications por Pixabay

 

 

Por que o marketing digital para engenheiros é fundamental?

 

Você pode estar se perguntando: "mas por que devo investir em marketing digital? qual a sua importância?".
 

Bem, essa é uma pergunta muito importante e vamos respondê-la em seguida.
 

Mas, antes, vamos dar um exemplo prático de marketing digital para engenheiros: Imagine que alguém esteja procurando os serviços que você oferece. Provavelmente, a primeira coisa que essa pessoa fará, é pesquisar nos mecanismos de busca uma empresa ou profissional que atenda à sua demanda.
 

Além disso, também há chances dela pesquisar nas redes sociais, para visualizar os projetos e ver pessoas que já fecharam com o profissional.
 

Se você não estiver nas redes, ou bem posicionado nos mecanismos de pesquisa, a probabilidade dela entrar em contato com um concorrente é muito maior.
 

Nesse caso, investir no marketing digital para engenheiros fará com que as pessoas encontrem você com facilidade e aumentará a visibilidade do seu negócio.

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Dicas de marketing digital para engenheiros

 

Agora que você já sabe o que é e qual a importância do marketing digital para engenheiros, vamos listar 4 dicas de estratégias para usar no seu negócio.
Confira!

 

 

Website

 

Como falamos anteriormente, estar presente no digital é extremamente importante para atrair mais clientes. Logo, um website é indispensável dentro do marketing digital para engenheiros.
 

O website é o cartão de visitas da sua empresa, e deve transmitir a seriedade e qualidade dos seus serviços.
Além do mais, ter um site otimizado fará com que você apareça nas primeiras posições do Google.

Fonte: Imagem de startupstockphotos por Pixabay

 

Blog

 

O blog, que anda de mãos dadas com o website, é uma ferramenta muito importante para aumentar a credibilidade de qualquer negócio e proporcionar conteúdos relevantes para o público-alvo.

Ao investir em notícias e textos de qualidade sobre o seu segmento, os visitantes verão que você entende do assunto e as chances de solicitarem um orçamento com você aumentarão.
 

Uma dica antes de redigir os conteúdos, é pensar na sua persona. Isto é, ter em mente quem irá ler o texto e formas de impactar essa pessoa da melhor forma possível, com base nos seus visitantes.

 

 

E-mails Marketing

 

Sabe aquele e-mail que você recebe de vez em quando sobre notícias, produtos ou serviços? Muitos deles avisam quando há uma promoção ou novidade? Chamamos esses disparos de e-mails marketing.
 

Os e-mails marketing fazem parte da estratégia de marketing digital para engenheiros, e, se bem utilizados, oferecem resultados incríveis. A partir dos formulários do seu website, os visitantes deixarão seus e-mails e, a partir dessa base, você poderá enviar conteúdos interessantes à eles.
 

Contudo, vale ressaltar que esses e-mails não devem ser muito compridos, e é importante que o visitante autorize o envio de conteúdos via e-mail previamente, conforme as diretrizes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Fonte: Photo by Cytonn Photography on Unsplash

 

Redes sociais

 

Por fim, as redes sociais são canais extremamente importantes para qualquer negócio. No marketing digital para engenheiros não é diferente.
 

Facebook, Instagram, LinkedIn e até o Twitter são redes acessadas diariamente por milhares de pessoas, e ter um perfil em cada uma, ou, na maioria delas, pode ser decisivo para ampliar sua rede de clientes e aumentar a visibilidade.
 

Além disso, as redes sociais vêm se tornando cada vez mais acessadas para encontrar profissionais e avaliar o trabalho. Nesse caso, é essencial estar atualizando seu perfil na medida em que você realize serviços.

Fonte: Photo by Austin Distel on Unsplash

 

Conclusão

 

Como você pôde ver, o marketing digital é extremamente importante, independente do segmento de engenharia.
 

Seja civil, elétrico, mecânico ou ambiental, marcar presença no meio virtual fará com que as pessoas encontrem o seu serviço e reconheçam o seu negócio. Além do mais, elas poderão indicar e compartilhar seu perfil com amigos e familiares, ampliando o leque de contatos.

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