Olá! Clique abaixo e converse conosco pelo WhatsApp

Como o uso de dados pode melhorar a gestão na construção civil?

07/11/2024

Como o uso de dados pode melhorar a gestão na construção civil?

Como o uso de dados pode melhorar a gestão na construção civil?

O uso de dados na construção civil está otimizando o planejamento, execução e gerenciamento de projetos, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte.

Imagine um engenheiro nas fases iniciais de uma obra complexa. O profissional, nesta situação, estará cercado de planilhas, relatórios e números, tentando prever cada detalhe e antecipar empecilhos.

No entanto, em vez de confiar apenas em métodos tradicionais e manuais, que estão sujeitos ao erro, ele começa a usar dados em tempo real sobre o andamento das operações, o desempenho dos equipamentos e as condições climáticas.

Com essas informações precisas em mãos, será possível ajustar o cronograma, evitar desperdícios e otimizar o uso de recursos. É muito rápido concluir que a obra final será entregue com mais qualidade e dentro do prazo.

Para conhecer todas as possibilidades de uma cultura Data-Driven da construção civil, acompanhe nosso conteúdo! Afinal, a C3 Equipamentos está aqui para trazer as novidades e tendências do mercado, sendo essa pauta uma das mais importantes para o segmento.


Quais são as aplicações do uso de dados na gestão de projetos?

 

O uso de dados na gestão de projetos de construção civil oferece inúmeras aplicações. Vamos conhecer alguns exemplos práticos?

 

Monitoramento de obras em tempo real

O uso de sensores, radares e câmeras permite o acompanhamento contínuo do desempenho de profissionais e equipamentos.

Isso possibilita o rastreamento da produtividade e a detecção de falhas antes que elas causem problemas graves.

A grua de elevação da C3, para citar um exemplo, conta com um anemômetro opcional que mede a velocidade do vento, emitindo um alerta sonoro ao atingir 42 km/h.

Esse recurso permite monitoramento em tempo real até mesmo das condições climáticas, garantindo operações de içamento mais seguras e eficientes. O produto está alinhado à cultura Data-Driven para melhorar a segurança e evitar imprevistos.

 

Gestão de recursos

A análise de dados sobre o consumo de materiais, movimentação de equipe e tempo de execução ajuda na gestão eficiente dos recursos.

Com isso, é possível ajustar cronogramas, minimizando atrasos logísticos que podem comprometer o andamento do projeto.

 

Previsão de riscos

Dados históricos e informações sobre condições do projeto permitem prever riscos potenciais.

Por exemplo, registros das condições climáticas, acidentes anteriores ou falhas em equipamentos são analisados para antecipar problemas.

A previsibilidade, que é possível apenas com a leitura e interpretação de dados, garante que as medidas corretivas sejam tomadas antes da situação indesejada se perpetuar ou se repetir.

 

Decisões mais assertivas

Em vez de depender apenas da experiência e da intuição, gestores podem basear suas decisões em dados concretos e atualizados.

Isso facilita a otimização de processos, a redução de custos e o controle de cronogramas, proporcionando maior eficiência no andamento das obras.

Para o sucesso de uma obra, gestores precisam depender menos da intuição e mais da assertividade dos dados.

 

Melhoria na Comunicação

Dados claros melhoram a comunicação entre todas as partes envolvidas. Por exemplo, relatórios detalhados fornecem uma visão realista do progresso, facilitando o alinhamento entre gestores, equipes e stakeholders.

 

A intuição ainda domina? Os desafios para tomar decisões baseadas em dados

 

Segundo uma pesquisa divulgada na Construsummit 2024, empresas de incorporação e construção ainda não implementaram a análise de dados em seus projetos e 70% das empresas do setor ainda tomam decisões meramente intuitivas.

Esse dado revela uma resistência à adoção de novas tecnologias e metodologias, o que pode limitar a eficiência e a previsibilidade dos projetos.

Embora a experiência seja valiosa, depender exclusivamente dela, em um cenário de crescente complexidade, culmina em erros. Ou ainda mais grave, em perdas de oportunidades.

O setor ainda enfrenta outras barreiras como falta de familiaridade com a tecnologia, de profissionais qualificados e de incentivo.

A dificuldade de financiamento, uma vez que os juros atuais estão demasiadamente elevados no Brasil, é outro obstáculo que precisa de uma solução urgente.

 

Os benefícios da abordagem Big Data na construção civil

 

Ainda de acordo com um levantamento divulgado na Construsummit 2024, 72% das construtoras que investem em tecnologias e tomam decisões embasadas em dados relatam um aumento na produtividade e eficiência.

O dado quer dizer que o sucesso da cultura Data-Driven na construção civil se reflete em números. Ao olhar para a lista de vantagens, podemos entender o porquê:

  • Tomada de decisões baseadas em fatos e dados;
  • Melhor controle de custos, com a identificação de desperdícios;
  • Aumento da produtividade coletiva;
  • Monitoramento de operações em tempo real e identificação de gargalos;
  • Antecipação de problemas que podem afetar a segurança e o andamento do projeto;
  • Redução de falhas em equipamentos e paralisações inesperadas;
  • Maior transparência e comunicação, a partir de relatórios físicos e digitais;
  • Aprimoramento da segurança no trabalho;
  • Garantia de que as normas e padrões de qualidade estão sendo cumpridos;
  • Cultura de inovação que mantém a empresa competitiva.

 

A sustentabilidade na construção civil é outro benefício importante. Com menos desperdícios e uso otimizado de recursos naturais e energéticos, construtoras podem atuar de forma ecologicamente responsável, uma demanda atual e urgente do mercado.


Como incorporadoras e construtoras podem migrar para uma gestão baseada em dados?

 

Para migrar para uma gestão Data-Driven, incorporadoras e construtoras devem começar por adotar tecnologias de coleta, como sensores, câmeras, radares e softwares para centralizar todas essas informações.

É importante, ainda, treinar as equipes para interpretar os dados e tomar decisões mais assertivas. Embora a tecnologia seja indispensável na coleta e análise de dados, ela não substitui o olhar analítico humano.

Afinal, é a interpretação e a contextualização dos dados que trazem valor real às informações obtidas.

A experiência e o conhecimento dos profissionais continuam sendo insubstituíveis. Eles conseguem entender as nuances do negócio, identificar padrões e fazer previsões que as máquinas, por si só, não conseguem.

Em um setor em que a criatividade, pensamento crítico e análises complexas predominam, como o da construção civil, uma cultura organizacional Data-Driven não pode ser implementada sem a colaboração e protagonismo dos profissionais envolvidos.

 

O papel dos equipamentos para obras na implementação de uma cultura Data-Driven

 

A implementação de uma cultura Data-Driven só é possível com o investimento em equipamentos adequados. Por isso, se a sua construtora deseja implementar essa metodologia, precisa confiar no fornecedor certo, como a C3 Equipamentos.

Os equipamentos para elevação e içamento de cargas da C3 são desenvolvidos com a mesma metodologia e tecnologia, permitindo que as construtoras maximizem a eficiência e garantam a conformidade com as normas de segurança.


Blog da C3: fique atualizado sobre o setor da construção civil

Grua guincho de eleva??o para i?amento de cargas em opera??o.

O Blog da C3 é o seu ponto de referência para se manter informado sobre as últimas tendências, inovações e melhores práticas no setor da construção civil.

A partir de atualizações frequentes, nosso canal divulga conteúdo relevante para profissionais da área, especialmente em termos de segurança e equipamentos para obras.

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas importantes sobre o setor da construção civil.

Voltar

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.

ENTENDI, FECHAR