Olá! Clique abaixo e converse conosco pelo WhatsApp

Transporte de materiais na construção: Principais erros a serem evitados

09/09/2020

Transporte de materiais na construção: Principais erros a serem evitados

Transporte de materiais na construção: Principais erros a serem evitados

Durante o transporte de materiais na construção, é muito importante tomar alguns cuidados para que peças e equipamentos não sofram danos antes da entrega.

Além disso, o armazenamento de materiais também deve receber atenção redobrada para que não haja avaria durante o transporte.

Sabendo de todos os fatores que podem causar prejuízo, tanto para as construtoras quanto para as transportadoras, vamos falar sobre os principais erros a serem evitados e como fazer o transporte de materiais na construção da forma correta.

Leia também: Cimento x concreto: Você conhece as diferenças?

Neste post, você confere:

- Principais erros no transporte de materiais na construção;
- Cuidados importantes com o transporte de materiais;
- Utilização de veículos adequados para transporte;
- Conheça a plataforma de descarga da C3.

Boa leitura!

 

Principais erros no transporte de materiais na construção

 


Confira agora os erros que devem ser evitados durante o transporte de materiais para construção:
 

 

Não planejar a rota

 

 

Um dos erros mais comuns no transporte de materiais e que pode causar grandes prejuízos é a falta de planejamento da rota.

Uma estrada mal conservada pode ocasionar atrito entre os equipamentos e os produtos dentro do caminhão.

Além disso, sem um plano de rota é possível que a viagem demore mais tempo, atrasando o cronograma de obras.

Portanto, é muito importante que os responsáveis pelo transporte de materiais elaborem previamente um plano de rota para que os equipamentos e demais materiais sejam entregues em perfeito estado.

 

Não seguir as normas vigentes

 

 

A não utilização de equipamentos de proteção individuais e a descarga incorreta de materiais são alguns dos fatores que podem resultar em multas e proporcionar riscos à integridade dos trabalhadores.

Assim sendo, é essencial seguir as normas regulamentadoras vigentes para o transporte de materiais na construção.
 

 

Não sinalizar produtos mais frágeis

 

 

Por fim, caso haja uma grande quantidade de produtos a serem transportados, é importante que os materiais mais sensíveis sejam sinalizados.

Ao saber quais são as embalagens que necessitam de mais cuidados, todos os materiais serão organizados no veículo de modo que não corram risco de sofrer danos.
 

 

Cuidados importantes com o transporte de materiais

 

 

Antes de realizar o transporte dos materiais para construção, é necessário saber quais são as características de cada produto e levar em conta a sua forma correta de manuseio.

Isso porque, no Brasil, o manuseio de materiais de construção devem seguir as NR's 11 e 12, que tem como objetivo garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores.

Para os profissionais responsáveis pela carga e descarga de materiais, também há recomendações que devem ser seguidas, como a utilização de EPI's e acessórios específicos.

Além disso, o empilhamento de materiais deve ser feito conforme as recomendações registradas na embalagem do fabricante.

No caso do gesso, por exemplo, é indicado empilhar no máximo 10 sacos Já para argamassa, o limite são 15 sacos.

Vale ressaltar que as condições em que o veículo de transporte se encontra é um ponto chave para garantir que os materiais cheguem no canteiro de obras em perfeito estado.

Se o caminhão que estiver realizando o transporte não oferecer proteção contra chuva e sol, por exemplo, pode interferir na integridade dos produtos e equipamentos, que podem sofrer grandes danos.
 

 

Utilização de veículos adequados para transporte

 

Como falamos anteriormente, o veículo que irá efetuar o transporte de materiais até a construção civil deve ser adequado para esse tipo de tarefa e, é claro, estar em boas condições.

A integridade física dos produtos é extremamente importante para evitar que a transportadora e a empresa responsável pela obra tenham prejuízos futuramente.
 

 

Conheça a plataforma de descarga da C3

 

 

 

A Plataforma de Descarga para obra da C3 realiza o recebimento e desembarque de materiais como pisos, tijolos e cimentos.

Sua fixação é realizada na laje e pode ser usada em conjunto com a mini grua ou guindaste.

Esse equipamento oferece mais praticidade e rapidez na obra, além de reduzir a mão de obra dos operários.

Clique aqui para conferir toda a  nossa linha de equipamentos para construção civil.

Voltar

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.

ENTENDI, FECHAR