Olá! Clique abaixo e converse conosco pelo WhatsApp

Segurança no canteiro de obras na construção civil: Descubra como garantir a segurança dos seus trabalhadores.

15/12/2021

Segurança no canteiro de obras na construção civil: Descubra como garantir a segurança dos seus trabalhadores.

Segurança no canteiro de obras na construção civil: Descubra como garantir a segurança dos seus trabalhadores.

Administrar um canteiro de obras na construção civil é compreender que a segurança do trabalho precisa ser parte da rotina.

Como um dos setores com maior índice de ocorrências, todo cuidado é pouco durante o gerenciamento da obra e dos funcionários responsáveis por ela.

Por outro lado, muitos destes acidentes poderiam ser evitados se as normas de segurança não fossem negligenciadas — e o uso correto de EPIs e EPCs fosse monitorado com maior frequência.

Para impedir que os seus operários se tornem uma estatística, listamos abaixo as principais ocorrências que configuram perigo no dia a dia da construção — e algumas ideias de como evita-las.


AS QUEDAS E A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO PERIFÉRICA

Obras que exigem o trabalho em altura representam um grave perigo à vida e integridade, já que tornam as pessoas suscetíveis a perder o equilíbrio ou tropeçar.

DICA: verifique a procedência e a qualidade dos Equipamentos de Proteção Periférica adquiridos pela sua empresa. A C3, por exemplo, conta com uma linha contra quedas que inclui Guarda-Corpos e Bandejas a serem usadas na montagem de lajes, armação, concretagem e desforma.
 

SINALIZAÇÃO PRECÁRIA E DESORGANIZAÇÃO NO CANTEIRO DE OBRAS = AUMENTO DE RISCOS

Quem já esteve em um canteiro de obras sabe que este é um ambiente repleto de riscos em potencial. E a ausência de sinalização, ou até mesmo os problemas de organização, tornam tudo ainda mais arriscado.

DICA: sinalize os locais mais perigosos com avisos. Por ser uma área com concentração de ferramentas e equipamentos de risco, também vale orientar sobre o armazenamento, de modo que os operários não entrem em contato com estes itens por acidente e acabem lesionados.


MEDIDAS DE SEGURANÇA NO CANTEIRO DE OBRAS NA CONSTRUÇÃ CIVIL 
 
A Norma Regulamentadora 18 ou NR18 estipula diretrizes para prestar suporte aos trabalhadores de construtoras e empreiteiras no canteiro de obras na construção civil. Uma destas orientações diz respeito ao Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT).

Por apresentar medidas sobre saúde e bem-estar, a PCMAT regula a prestação destes serviços seguindo uma serie de orientações de segurança.

As principais delas você conhece agora:

  • Diretrizes apresentadas pelo PCMAT se aplicam às obras que contam com 20 trabalhadores ou mais.
     
  • Para assegurar a qualidade e a mão-de-obra qualificada atuando no ambiente de risco, surge a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento a ser assinado por um profissional com registro no sistema Crea/Confea.
     
  • Na Construção Civil, também é necessário contar com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Este núcleo é formado por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do trabalho, além de engenheiros e técnicos que vão auxiliar na proteção da integridade e na maior eficácia das medidas de segurança adotadas.
     
  • Diferente da SESMT, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) reúne representantes dos contratados e do contratante, que unem forças para promover ações de prevenção e identificar riscos e possíveis falhas que devem ser corrigidas. Também fica a cargo da CIPA organizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes, e proporcionar treinamentos e cursos de segurança e socorro.


NA CONSTRUÇÃO CIVIL O BARATO SAI CARO

O cumprimento das normas de segurança do trabalho acarreta em investimentos feitos pelo empregador.

Acontece que muitas vezes, tais normas são burladas e desrespeitadas em prol da economia. O resultado é a exposição de funcionários a riscos que seriam reduzidos ou até erradicados caso a postura da empresa fosse outra.

Além de adquirir EPIs e EPCs; e providenciar a substituição dos equipamentos danificados ou desgastados, oferecer treinamentos e monitorar o andamento das obras reforça o cuidado e valoriza a vida.

Isso tudo sem falar que transformar o canteiro de obras em um local mais seguro também regulariza sua situação diante dos órgãos competentes e evita o atraso no cronograma da construção – algo bastante recorrente quando a fiscalização identifica problemas.


CONTE COM A AJUDA DE QUEM É LÍDER NO MERCADO

Segurança é tema serio e precisa ser a prioridade.

Por isso, ao pesquisar empresas que forneçam  equipamentos para o seu canteiro de obras, nada melhor do que apostar na credibilidade e qualidade da C3 Equipamentos.

Confie em especialistas. Conheça o nosso catálogo de produtos e solicite um orçamento agora mesmo.

Conosco, você investe em segurança, cuida dos funcionários e ainda potencializa os trabalhos.


Conheça os equipamentos da C3

Voltar

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.

ENTENDI, FECHAR