Olá! Clique abaixo e converse conosco pelo WhatsApp

Área de vivência no canteiro de obra: o que a NR18 fala sobre ela

16/09/2022

Área de vivência no canteiro de obra: o que a NR18 fala sobre ela

Área de vivência no canteiro de obra: o que a NR18 fala sobre ela

Uma construção pode levar meses ou anos para ser finalizada. Até lá, o trabalhador precisa estar protegido e, mais do que isso, ter a segurança de exercer sua função com dignidade por meio de Área de Vivência no Canteiro de Obra.

As Normas Regulamentadoras que tratam do assunto são antigas, no entanto, mais atuais do que nunca. Até porque, a NR-18 foi revisada em 2020, mais de 40 anos depois das primeiras legislações que mencionaram segurança no setor - em meados da década de 1970.

Infelizmente, a maioria das pessoas já deve ter se deparado com cenas em que um trabalhador da construção civil se alimentava sentado ao chão ou dormia ao relento após o almoço, devido o projeto não oferecer uma área de vivência dentro do canteiro de obra. Essas situações podem acontecer ainda, mas não por falta de legislação adequada.


Área de vivência no canteiro de obra e a NR18

 

Para evitar acidentes de trabalho e até condições sub-humanas, a NR-18 deixa claro que o empregador deve proporcionar condições sanitárias favoráveis. E não para por aí. Além de vestiários e banheiros adequados, a área de vivência no canteiro de obra deve contar com locais para descanso e lazer, como mesas para jogar baralho ou assistir TV durante o intervalo.

Entre as questões que traz a NR-18, um alojamento é considerado adequado quando há abastecimento de água potável, recolhimento regular de lixo e preservação da higienização do local.

 

Área de vivência no canteiro de obra e os projetos acolhedores que dão o tom do novo conceito

 

Se pararmos para pensar, os modelos tradicionais de alojamentos com aspecto de casas de madeira mal cuidadas eram realidade até pouco tempo na construção civil. Há uma tendência na arquitetura e design de interiores de projetos autorais e totalmente adequados ao espaço e rotina de um canteiro de obras. O uso de contêineres bem projetados, por exemplo, pode ser uma opção que soma praticidade e economia em projetos com área de vivência no canteiro de obra super arrojada.

 

Leia também: Entenda mais sobre armazenamento de materiais na construção civil

 

É importante ressaltar, ainda, que a NR-18 foi baseada em uma legislação mais antiga, a NR-24. Esta, também em vigor, trata da ventilação saudável entre outros aspectos, afinal, cuidar dos funcionários de uma obra é garantir um trabalho de qualidade e obter o resultado esperado com mais organização.


Gostou do conteúdo sobre área de vivência no canteiro de obra?
 

Nós, da C3 Equipamentos, ajudamos você a investir em segurança. 


Conheça o nosso catálogo de equipamentos e solicite um orçamento agora mesmo.

Voltar

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.

ENTENDI, FECHAR