Olá! Clique abaixo e converse conosco pelo WhatsApp

Exemplos de indicadores de desempenho na construção

10/06/2021

Exemplos de indicadores de desempenho na construção

Exemplos de indicadores de desempenho na construção

Quando falamos em exemplos de indicadores de desempenho na construção civil, estamos nos referindo às formas de acompanhar e avaliar a execução de uma obra.

Esses indicadores são extremamente importantes para que o controle do projeto seja feito corretamente. Aqui, pode ser destacada a mensuração de prazos, estoque, inspeções, dentre outros fatores.

Sabendo disso, neste artigo vamos explicar o que são, para que servem e alguns exemplos de indicadores de desempenho na construção que você precisa conhecer.

Se você é do ramo de obras, continue lendo e confira tudo sobre o assunto!

Você também pode se interessar: Armazenamento de materiais na construção: Confira 5 dicas indispensáveis

Boa leitura!

 

O que são indicadores de desempenho?

 

Os indicadores de desempenho, também chamados de KPIs (Key Performance Indicators), são um conjunto de ações utilizadas por empresas e outras instituições para avaliar a performance de projetos específicos durante um certo período de tempo.

Sendo assim, após estipular metas para o desenvolvimento da conclusão do projeto, é possível medir o desempenho da equipe e avaliar se as ferramentas usadas são eficazes.

Logo, os indicadores de desempenho podem ser descritos como maneiras de medir o resultado da empresa.

Além disso, são grandes aliados dos planejamentos estratégicos, pois auxiliam na mensuração de tarefas.

 

Por que os indicadores de desempenho são fundamentais na construção civil?

 

Na construção civil, os indicadores de desempenho, ou KPIs da construção, são utilizados para otimizar o tempo nos canteiros e mensurar a performance dos equipamentos para obra.

Desse modo, quando um projeto é elaborado, é muito importante traçar os indicadores que servirão como réguas de desempenho durante a execução do imóvel.

Assim, é possível observar de forma lógica e exata quais as etapas que apresentam dificuldade e precisam de melhorias, e quais estão andando conforme o planejado.

Independente do segmento, seja um engenheiro ou um construtor, é muito importante definir os indicadores para medir o desempenho na construção civil.

 

Confira 5 exemplos de indicadores de desempenho na construção

 

Agora você pode estar se perguntando:"Afinal, quais são esses indicadores?"

Bem, existem diversas formas de mensurar os resultados em uma obra, no entanto, separamos os 5 principais exemplos de indicadores de desempenho na construção civil para você implementar o quanto antes no seu negócio.

Veja agora quais são:

 

#1 Segurança

 

Entre os exemplos de indicadores de desempenho para construção civil, o indicador de segurança é, sem dúvidas, um dos mais importantes para o setor.

Isso porque, através de dados como a frequência de acidentes e o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), é possível definir como está a segurança no canteiro e quais medidas  precisam ser tomadas para melhorar.

 

#2 Qualidade

 

A qualidade é um outro indicador de desempenho fundamental na obra, pois, sem isso, podem ocorrer desmoronamentos, acidentes e outros problemas futuros.

Dessa forma, conferir as notas fiscais dos produtos, checar a resistência de equipamentos e  garantir a integridade de todos os materiais são exemplos de ações que asseguram a qualidade da construção.

 

#3 Inspeções

 

A inspeção é uma forma de monitorar o andamento da construção. Logo, é possível avaliar se o projeto está sendo executado conforme o planejado e atenderá os prazos.

Contudo, não basta somente realizar a inspeção da mão de obra, como, também, verificar se os equipamentos e materiais estão atendendo o seu propósito.

Caso isso não esteja acontecendo, é necessário realizar a manutenção ou, até mesmo, a troca dos equipamentos. Por isso, fique de olho!

 

#4 Retrabalhos

 

A quantidade de retrabalhos é um dos exemplos de indicadores de desempenho da construção civil mais importantes.

Sabendo quantos erros foram cometidos, é possível mensurar os retrabalhos e entender qual fator está apresentando um desempenho negativo.

Embora seja comum acontecerem alguns desvios durante a construção, é essencial traçar um limite de retrabalhos e estabelecer o que é viável e o que não é.

 

#5 Impactos ambientais

 

Por fim, o meio ambiente é um outro indicador de desempenho indispensável, apesar de não ser considerado tão "relevante" em comparação aos demais citados.

Entretanto, mesmo não sendo tão conhecido, o indicador de impactos ambientais mensura a responsabilidade das construtoras perante a natureza.

Logo, é importante estar atento à geração de resíduos e os litros de água por área construída, para evitar multas e acidentes com restos de materiais espalhados.

Leia também: Construção civil sustentável: a importância do descarte de materiais

 

Conclusão

 

Os indicadores de desempenho da construção civil são essenciais para acompanhar e avaliar a performance do projeto, visando fazer melhorias e obter resultados ainda mais positivos no canteiro de obras.

Entretanto, não basta somente estipular indicadores para a construção, também é muito importante contar com equipamentos de qualidade.

Por isso, confie na empresa de equipamentos para construção que mais cresce no Brasil e solicite um orçamento hoje mesmo!

 

Voltar