Olá! Clique abaixo e converse conosco pelo WhatsApp

Dia da Engenharia Civil no Brasil: entenda a comemoração

14/10/2021

Dia da Engenharia Civil no Brasil: entenda a comemoração

Dia da Engenharia Civil no Brasil: entenda a comemoração

Assim como todas as áreas de atuação e campos do conhecimento, no Brasil possuímos um Dia da Engenharia Civil, que é dedicado à profissão e a todas as pessoas que se dedicam dia a dia a esse ramo.

A curiosidade nos faz ir mais longe e buscar entender exatamente como essas datas comemorativas nascem para o mundo.

Você sabia que o Dia da Engenharia Civil no Brasil possui uma ligação histórica e religiosa?

Caso a sua resposta para a pergunta anterior tenha sido não, fique tranquilo, hoje vamos te explicar detalhe por detalhe como surgiu o Dia da Engenharia Civil no Brasil e por que ele passou a ser comemorado.

Aconchegue-se bem, pegue água ou café, afinal, a história é muito boa.

Seja bem-vindo (a) ao blog da C3 Equipamentos.

Boa leitura!


 

Santo Frei Galvão, o início de uma história


Não, você não leu errado o subtítulo anterior, o Dia da Engenharia Civil no Brasil possui sim uma ligação histórica e religiosa.

Antônio de Sant’Anna Galvão, também conhecido como Frei Galvão nasceu na cidade de Guaratinguentá, no interior do estado de São Paulo, no ano de 1739, vindo de uma família muito religiosa.

No ano de 1760, com 21 anos, ingressou no noviciado da Província Franciscana da Imaculada Conceição, no convento de São Boaventura de Macacu. Após uma vida dedicada a ajudar quem mais precisava, faleceu em 1822, com 83 anos.

Durante sua vida, chegou a trabalhar como pedreiro e mestre-de-obras, por isso, passou a ser reconhecido como Patrono da Engenharia no Brasil.

Por cerca de 28 anos, Frei Galvão trabalhou na construção de duas casas religiosas, a Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência, que hoje recebe o nome de Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz, além da Igreja de Nossa Senhora da Luz.

 

 

Quando surgiu a ideia do Dia da Engenharia Civil?

 


O primeiro passo para entendermos o motivo pelo qual levou o dia 25 de outubro ser lembrado como Dia da Engenharia Civil no Brasil, é preciso retornar ao ano de 1998.

Foi nessa data, em 25 de outubro de 1998, que o Papa João Paulo II beatificou Frei Galvão como santo.

Já no ano de 2013, o então senador José Agripino, entrou no Projeto de Lei (PL) 348/2013, para considerar a data como Dia do Engenheiro Civil, da Construção Civil, do Patrono da Engenharia Civil e, claro, do Dia da Engenharia Civil no Brasil. Em setembro de 2016, a data passou a ingressar no calendário do país.

Dessa forma, assim como para os católicos, o dia 25 de outubro é uma homenagem para o Santo Frei Galvão, ele passou a ser de lembrança dupla, recebendo, também, como Dia da Engenharia Civil no Brasil.
 

 

Por dentro do mercado da Construção Civil: Conheça a C3 Equipamentos

 


A C3 Equipamentos é líder em vendas de equipamentos para a construção civil por quatro anos consecutivos, 2017, 2018, 2019 e 2020. Uma empresa que preza pela qualidade de ponta a ponta.

Especializada em equipamentos para Construção Civil, fornece diversas linhas de produtos e destaca-se no mercado pela sua qualidade, inovação e atendimento diferenciado com que trata seus clientes, parceiros e colaboradores.

Da mesma forma, possuímos equipamentos seguros e resistentes, nossos produtos apresentam ótima relação custo-benefício, garantindo maior eficiência e tranquilidade para o seu trabalho.

O objetivo da C3 é apresentar soluções de produtividade e segurança para a sua obra, sempre respeitando todas as normas vigentes, para isso conta com uma equipe de profissionais capacitados e com grande conhecimento do segmento.

Para a fabricação de produtos diferenciados possui uma estrutura equipada com tecnologia de alto desempenho e rígido controle de qualidade. Isso faz da C3 Equipamentos uma referência nesse segmento no País.

 

 

Dia da Engenharia Civil no Brasil: parabéns especial a todos

 


O setor da Construção Civil emprega diversas pessoas nos quatro cantos do Brasil, algo que seria impossível elencar todos aqueles que fazem desse setor um dos mais importantes da economia do país.

Hoje, neste dia 25 de outubro, nos dá C3 Equipamentos, gostaríamos de agradecer a você que faz esse setor ser o que ele é hoje. Agradecemos o seu empenho e dedicação para transformar cada construção em um pedaço da história.

Feliz dia da Engenharia Civil.

Voltar

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.

ENTENDI, FECHAR