Olá! Clique abaixo e converse conosco pelo WhatsApp

Comunicação na construção civil: como ser eficiente?

28/03/2024

Comunicação na construção civil: como ser eficiente?

Comunicação na construção civil: como ser eficiente?

A comunicação na construção civil é essencial para o sucesso de projetos. Afinal, dar instruções claras é a maneira mais eficaz para reduzir erros, aumentar a eficiência e fortalecer as relações.

Porém, ser capaz de se comunicar desta forma encontra alguns desafios no meio do caminho.

Neste conteúdo, apresentaremos os principais motivos de ruídos comunicativos na construção civil. Vamos ainda mostrar estratégias para superá-los no local de trabalho.

 

Por que o alinhamento interno é essencial na condução de projetos?


O alinhamento interno traz muitos benefícios para empresas da construção civil. A abordagem promove a compreensão dos objetivos, processos e expectativas entre stakeholders.

Conheça as vantagens que o alinhamento pode trazer para todos os stakeholders, incluindo trabalhadores de campo, engenheiros e gestores de obras.
 

Mais eficiência operacional


O alinhamento interno aumenta a eficiência operacional, reduzindo mal-entendidos e conflitos que podem surgir de expectativas divergentes.

Isso resulta em processos que fluem de forma natural, prazos mais previsíveis e menos retrabalho.
 

Colaboração no canteiro de obras


Um ambiente de trabalho colaborativo e engajado é uma das principais vantagens quando os envolvidos no projeto estão na mesma página.

As equipes atuam de forma harmoniosa, compartilhando experiências e superando desafios para alcançar metas comuns.


Decisões estratégicas em foco


Para a tomada de decisões estratégicas, os stakeholders precisam de uma visão unificada e holística do projeto.

Assim, todos podem identificar melhorias, antecipar obstáculos e adaptar-se às mudanças exigidas pelo mercado ou pelo cliente.
 

Transparência em todas as etapas


A transparência em todas as etapas é necessária para o alinhamento interno. O livre acesso à informação traz consigo a garantia de compromisso com a excelência.

Isso é visto de forma positiva, tanto pelos colaboradores, quanto pelos clientes.

Então, a transparência promove confiança entre os envolvidos, minimiza conflitos e permite uma tomada de decisão mais informada.

Isso resulta em maior qualidade e satisfação com a entrega final.


Desafios para implementar uma comunicação eficiente na construção civil


A comunicação pode ser desafiadora em ambientes ruidosos, como canteiros de obras. A distância física e o ruído podem interferir na transmissão de informações.

A lista de desafios a serem superados, incluem:

• Hierarquias rígidas e estruturas organizacionais complexas impedem a comunicação aberta e transparente entre todas as partes envolvidas.
• A falta de acesso a tecnologias de comunicação dificulta a troca rápida e eficiente de informações. Quando os líderes atuam de forma distante, este desafio é acentuado.
• A falta de treinamento sobre o uso de equipamentos pode resultar em equívocos, falta de clareza e até mesmo conflitos internos.
• Alterações constantes nos planos e especificações do projeto dificultam a comunicação eficiente sobre as atualizações e requisitos mais recentes.
• Quando as responsabilidades não são verbalizadas, os trabalhadores realizam tarefas sem compreender as consequências e os riscos envolvidos. Isso traz problemas em série para o projeto.

Lembrando que o desencontro de informações e falhas de comunicação podem ter um impacto negativo na reputação das empresas.

Por exemplo, construtoras com uma grande carteira de clientes devem priorizar o alinhamento interno, integrando o controle de prazos com o aspecto financeiro.

Saiba mais
Departamento de compras: como aumentar a rentabilidade da construtora

 

Acidentes causados pela falta de comunicação na construção civil


A ausência de comunicação clara resulta em acidentes no local de trabalho. Vamos citar alguns exemplos:

• Quedas em buracos e escavações não comunicadas ou sinalizadas.
• Quedas em altura acontecem quando a montagem dos andaimes não é orientada.
• Má utilização dos EPIs e equipamentos de trabalho.
• Colisões de equipamentos e veículos.
• Choques elétricos por conta de fiações enterradas ou expostas.

As omissões ou alterações mal comunicadas nos planos resultam em erros de execução, abrindo mais espaço para acidentes.

Outra consequência desta situação é o desperdício de matéria-prima e força de trabalho.

Isso é visto quando a compra de insumos não é informada ou quando a gestão de recursos não acontece da forma correta.

Por fim, a falta de comunicação sobre os procedimentos de evacuação ou resgate pode agravar ainda mais o quadro crítico.


Gestão do canteiro de obras: estratégias para melhorar a comunicação
 

Agora que entendemos as consequências da má comunicação, podemos criar estratégias para melhorar a troca de informações de maneira eficiente e proativa:

• Realizar reuniões periódicas com toda a equipe no próprio canteiro de obras para discutir o progresso do projeto, desafios enfrentados e próximos passos.
• Definir canais formais de comunicação, como e-mails e murais de avisos, para garantir que as informações sejam transmitidas de forma acessível.
• Sinalizar o canteiro de obras para que buracos, estradas e fiações elétricas fiquem visíveis. Deve-se fazer isso não apenas para cumprir regulamentos, mas para promover a segurança coletiva.
• Nomear um membro da equipe como responsável pela comunicação, garantindo que haja uma pessoa específica encarregada de atualizar os gestores.
• Estimular uma cultura de feedback e comunicação aberta, em que os membros da equipe se sintam à vontade e sem medo de retaliação.
• Orientar e supervisionar os trabalhadores sobre o uso de equipamentos e EPIs. É preciso sempre estar presente para sanar dúvidas, especialmente no início do projeto.
• Os gestores podem ainda utilizar a tecnologia para reduzir replanejamentos na construção civil. Assim, podem substituir o tempo gasto em atividades operacionais por horas dedicadas a estratégias mais eficazes.

Adotar aplicativos de comunicação para facilitar a troca rápida de informações é uma forma de colocar o último ponto em prática.

Plataformas de gestão online têm o mesmo efeito.

Continue lendo
Vai construir: conheça as 10 etapas da construção civil

 

Vantagens de uma comunicação eficaz na construção civil

Sintetizando as informações colocadas aqui, saber comunicar-se traz vários benefícios no canteiro de obras. Entre eles, destacamos:

• Redução de erros e retrabalho.
• Gestão eficiente de recursos.
• Redução do índice de acidentes de trabalho.
• Simplificação de rotinas de trabalho.
• Criação de um ambiente de trabalho saudável.
• Aumento da produtividade.
• Estímulo à segurança.
• Cumprimento de prazos e orçamento.
• Excelência na entrega de projetos.
• Melhoria na satisfação do cliente.

Na C3 Equipamentos, entendemos que uma comunicação clara é essencial na construção civil.

Por isso, fornecemos equipamentos de qualidade para o setor, mas também nos esforçamos para promover uma comunicação transparente com clientes e parceiros.

Estamos sempre de prontidão para atendê-los. Queremos que eles maximizem ao máximo o investimento realizado conosco.

Entre em contato com a C3 Equipamentos e entenda como podemos ajudá-lo.

Voltar

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.

ENTENDI, FECHAR