Fale conosco pelo WhatsApp

Blog

22/11/2017

Os 5 P's da construção civil: lembrando sempre do que importa

Os 5 P's da construção civil: lembrando sempre do que importa

Começar um novo empreendimento na construção civil, envolve uma dezena de fatores. De projetos e esboços, passando por equipamentos de segurança, pessoal especializado, materiais e equipamentos. Por isso, trouxemos o conceito dos 5 P's da construção civil para que a sua obra seja tão fácil quanto lembrá-los.

 


O Projeto

 


Antes de iniciar uma obra na construção civil, sabe-se que a parte mais importante é um projeto bem elaborado. Considerando todos os fatores, do fundamento à cobertura, com especial cuidado às instalações elétricas e sanitárias, consultando, também, a capacidade do local que receberá a obra, para saber se tal local suporta um empreendimento com as dimensões e especificações propostas. Um bom alinhamento entre o arquiteto e o engenheiro responsável também é fundamental para uma realização harmônica da obra.

Preços

Depois do projeto definido, as cifras valem muito na construção civil. Quanto mais qualidade houver por um menor preço, melhor, mas isso, claro, sem arriscar o resultado final esperado com a obra. Um ponto muito importante é atentar-se ao CUB da região da obra. O Custo Unitário Básico (CUB), um valor levantado pelos sindicatos de construção civil de todo país, estipula uma média do valor da construção do metro quadrado na região. Esse valor inclui mão-de-obra (os custos legais), gastos com materiais e despesas administrativas e garante uma excelente previsibilidade para o planejamento da obra e seu andamento.

Prazos

Este é um ponto crucial para o sucesso da sua obra e para evitar aborrecimentos com clientes. Estar por dentro de tudo o que acontece e envolvido efetivamente no andamento do projeto dá mais estabilidade e previsibilidade para o engenheiro e, consequentemente, mais segurança. A Curva S também é uma ferramenta importantíssima para um panorama abrangente do prazo x custo (ou cronograma físico-financeiro). Com este indicativo, é possível que se acompanhe de maneira mais precisa o avanço da obra e se tudo está ocorrendo de acordo com o planejado. Um olhar crítico à curva S também é importante a fim de comparação ao previsto pela equipe técnica a o que está sendo efetivamente realizado na obra.

Produtos

Depois do projeto definido, é hora de comprar os materiais que serão usados e verificar os equipamentos necessários para que a sua obra seja ágil e tenha qualidade na execução. Na construção civil, ninguém vai ficar responsável por uma obra em que se quis economizar na qualidade colocando em risco a segurança dos trabalhadores e dos futuros usuários do espaço. Um bom planejamento trará visões melhores em relação ao que será utilizado. Muitas vezes, o custo com um elevador cremalheira, por exemplo, é compensado pela agilidade que este traz na sua obra, devido à proteção proporcionada junto ao cumprimento dos prazos.

Proteção

O 5o P da construção civil, mas de longe o mais importante é a proteção. A segurança adequada da sua obra trará a tranquilidade que você e sua equipe precisam. A utilização dos EPI's (Equipamentos de Proteção Individual) pelos trabalhadores da obra, tal como o maquinário de acordo com as normas regulamentadoras, é fundamental para que não hajam incidentes que atrasem ou até paralisem a sua obra. Além do mais que levando em conta esse fator primordial, a sua vida e a da sua equipe estarão muito mais seguras.


A C3 e os 5 P's

Para que a sua obra fique completa, não esqueça de contar com a C3 para a sua obra. Com um bom custo benefício e assistência em todo Brasil, entregamos qualidade, preço justo e segurança. Todos os nossos produtos estão de acordo com as normas regulamentadoras exigidas e ainda contam com tecnologias patenteadas que facilitam muito o dia-a-dia na obra de quem usa. Confira nosso site e peça já um orçamento.

Voltar