Olá! Clique abaixo e converse conosco pelo WhatsApp

Descarte de entulhos de obras na construção civil

27/08/2019

Descarte de entulhos de obras na construção civil

Descarte de entulhos de obras na construção civil

Iniciar uma construção requer o planejamento de todas as etapas necessárias para que ela seja concluída dentro dos prazos pré-estabelecidos. A limpeza do terreno é um ponto essencial na finalização de uma obra, e a remoção correta do resto de materiais que sobram de construções é muito importante.
Muitas empresas fazem o descarte de entulhos de forma incorreta em vias públicas, terrenos baldios, à beira de rios, em depósitos clandestinos e até mesmo lixões, prejudicando o meio ambiente e causando incômodo a população.
Você conhece as normas e boas práticas para destinar o entulho de obras da construção civil?

Entulho
Antes de saber qual o melhor meio para fazer o descarte, é essencial entender que se enquadra como entulho todo o material residual de uma construção, escavação, reforma ou demolição.
Estes materiais são fragmentos ou restos de tijolos, concreto, argamassa, aço, madeira, telhas, brita, vidro, ferro retorcido, entre outros.

banner-c3
 

Classificação de entulho
É ideal separar os diferentes tipos de resíduos, pois muitos deles podem ser reutilizados ou reciclados, reduzindo a quantidade de materiais descartados.
Segundo a CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), existem quatro classes diferentes para determinado tipo de entulho:
- Classe A: resíduos recicláveis e passíveis de reutilização: tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa e concreto;
- Classe B: resíduos recicláveis formados por plásticos, papéis, metais, vidros e madeiras em geral, incluindo gesso;
- Classe C: resíduos que não são passíveis de reciclagem ou recuperação por não possuir tecnologia desenvolvida para isso;
- Classe D: resíduos perigosos, como: tintas, solventes, óleos, amianto, produtos de demolições, reformas e reparos em clínicas radiológicas, instalações industriais e outras.

 

Descarte correto
Segundo a Legislação Federal, as construtoras devem evitar desperdícios, adotando em sua política um planejamento que reduza a geração de resíduos, recicle e reutilize os materiais sempre que possível e quando necessário, o descarte seja feito de forma correta.
Para saber onde fazer o descarte correto, entre em contato com a prefeitura de sua cidade, pois ela é responsável por estabelecer áreas adequadas para se depositar os entulhos. De acordo com a Lei 12.305/2010 é de responsabilidade das cidades elaborar um Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Construção Civil.
Fique atento a empresa contratada para recolher os resíduos, para que sejam destinados a locais adequados, afinal, de nada adianta adotar as práticas corretas se o serviço contratado despeja entulhos em locais errados.


Conclusão
Lembre-se que investir no descarte correto do entulho não se trata de uma despesa extra, mas sim de uma prática leal que se não praticada gera multa, além de um investimento seguro para sua construtora. Estas práticas podem reduzir custos e o impacto ambiental.

Voltar

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.

ENTENDI, FECHAR