Fale conosco pelo WhatsApp

Blog

11/10/2017

Andaime Suspenso NR 18

Andaime Suspenso NR 18

Andaime Suspenso NR 18

Antes de Comprar seu Andaime Suspenso NR 18, deve se entender como deve ser feita sua utilização, pois todo o trabalho na construção civil deve ser realizado com o máximo de cuidado, pois muitas atividades podem apresentar riscos para quem está envolvido com o canteiro de obras. Por este mesmo motivo, diversas dessas atividades possuem regulamentações específicas que buscam criar parâmetros de trabalho para garantir a segurança dos trabalhadores.

Uma destas regulamentações, a Norma Regulamentadora 18, diz respeito à montagem de andaimes e plataformas de trabalho para a realização de atividades em altura e estipula normas de segurança para a correta utilização deste tipo de equipamento.

Normas de segurança para andaimes suspensos

A NR18 possui uma série de regras para a utilização dos andaimes no canteiro de obras, a começar pela fabricante do equipamento. A norma diz que somente empresas regularmente inscritas no CREA, com profissional legalmente habilitado pertencente ao seu quadro de empregados ou societário, podem fabricar andaimes completos ou quaisquer componentes estruturais e os projetos do tipo fachadeiro, suspensos e em balanço devem ser acompanhados pela sua respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica. Além disso, o dimensionamento dos andaimes, sua estrutura de sustentação e fixação, devem ser realizados por profissional legalmente habilitado.

Os equipamentos devem possuir identificação do fabricante, referência do tipo, lote e ano de fabricação gravados em seus painéis, tubos, pisos e contraventamentos, sendo que os fabricantes também devem fornecer instruções técnicas em seus manuais que contenham especificação de materiais, dimensões e posições de ancoragens e estroncamentos e ainda detalhes dos procedimentos seqüenciais para as operações de montagem e desmontagem.

A norma prevê também como a montagem e desmontagem dos andaimes deve ocorrer, sendo que todos os trabalhadores devem ser qualificados e receberem treinamento específico para o tipo de andaime em operação. Também é obrigatório o uso de cinto de segurança tipo paraquedista e com duplo talabarte que possua ganchos de abertura mínima de cinquenta milímetros e dupla trava, as ferramentas utilizadas devem ser exclusivamente manuais e com amarração que impeça sua queda acidental e os trabalhadores devem portar crachá de identificação e qualificação, do qual conste a data de seu último exame médico ocupacional e treinamento.Os andaimes também devem dispor de sistema guarda-corpo e rodapé, inclusive nas cabeceiras, em todo o perímetro, com exceção do lado da face de trabalho.

Com relação ao material dos andaimes, a NR18 estipula que seu piso de trabalho deve ter forração completa, ser antiderrapante, nivelado e fixado ou travado de modo seguro e resistente e também pode ser totalmente metálico ou misto, com estrutura metálica e forração do piso em material sintético ou em madeira, ou totalmente de madeira.

Esta norma ainda estabelece que no PCMAT devem ser inseridas as precauções que devem ser tomadas na montagem, desmontagem e movimentação de andaimes próximos às redes elétricas. Outras medidas de segurança são a proibição da utilização de escadas e outros meios para se atingirem lugares mais altos sobre o piso de trabalho de andaimes e a padronização do acesso aos equipamentos, que deve ser por meio de escada metálica, incorporada ou acoplada aos painéis com dimensões de 40cm de largura mínima e a distância entre os degraus uniforme e compreendida entre 25cm e 30cm, ou escada do tipo marinheiro, montada externamente à estrutura do andaime, ou escada para uso coletivo, montada interna ou externamente ao andaime, com largura mínima de 80cm, corrimãos e degraus antiderrapantes.

Os andaimes suspensos devem ter sua estabilidade garantida durante todo o período de sua utilização através de procedimentos operacionais e de dispositivos ou equipamentos específicos para tal fim e sua sustentação deve ser feita por meio de vigas, afastadores ou outras estruturas metálicas de resistência equivalente a, no mínimo, três vezes o maior esforço solicitante. Em caso de sustentação de andaimes suspensos em platibanda ou beiral da edificação, essa deve ser baseada em estudos de verificação estrutural sob responsabilidade de profissional legalmente habilitado e a verificação estrutural e as especificações técnicas devem permanecer no local de realização dos serviços.

Outra diretriz da NR18 indica que quando utilizado apenas um guincho de sustentação por armação, é obrigatório o uso de um cabo de segurança adicional de aço ligado a dispositivo de bloqueio mecânico automático, observando-se a sobrecarga indicada pelo fabricante do equipamento.

Com relação aos andaimes suspensos motorizados, a norma estipula que deve ser feita a instalação de cabos de alimentação de dupla isolação, plugs/tomadas blindadas, aterramento elétrico, dispositivo Diferencial Residual (DR) e fim de curso superior e batente. Além disso, o conjunto motor deve ser equipado com dispositivo mecânico de emergência, que acionará automaticamente em caso de pane elétrica de forma a manter a plataforma de trabalho parada em altura e, quando acionado, permitir a descida segura até o ponto de apoio inferior.

Os andaimes motorizados devem ainda ser dotados de dispositivos que impeçam sua movimentação, quando sua inclinação for superior a 15 graus, devendo permanecer nivelados no ponto de trabalho e o equipamento deve ser desligado e protegido quando fora de serviço.

Evite problemas com Andaime Suspenso na sua obra

Para evitar essas dores de cabeça, certifique-se de utilizar sempre equipamentos que atendam às exigências da NR18 e sejam produzidos de acordo com todos os padrões de seguranças estabelecidos pelas normas regulamentadoras para construção civil, como os andaimes da C3 Equipamentos.

Produzidos com tecnologia avançada e priorizando a qualidade e segurança, os andaimes suspensos da C3 Equipamentos agregam mais confiança e desempenho para sua obra, oferecendo um equipamento ideal para diversas situações de utilização. Saiba mais sobre nossa linha de andaimes suspensos e peça seu orçamento!

Voltar